segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

AMAR E SER AMADO



The Stolen Kiss. Jean-Honore Fragonard

Amar e ser amado! Com que anelo
Com quanto ardor este adorado sonho
Acalentei em meu delírio ardente
Por essas doces noites de desvelo!
Ser amado por ti, o teu alento
A bafejar-me a abrasadora frente!
Em teus olhos mirar meu pensamento,
Sentir em mim tu’alma, ter só vida
P’ra tão puro e celeste sentimento
Ver nossas vidas quais dois mansos rios,
Juntos, juntos perderem-se no oceano,
Beijar teus lábios em delírio insano
Nossas almas unidas, nosso alento,
Confundido também, amante, amado
Como um anjo feliz... que pensamento!?
Castro Alves

13 comentários:

  1. Castro Alves,poeta dos escravos,poeta dos sentimentos,poeta brasileiro,grande poeta.

    ResponderExcluir
  2. Um dos meus favoritos, Castro Alves fala aos corações de uma forma singular. Mesmo enquadrado dentro do estilo romântico, ele tem uma obra lírica diferenciada. Embora muito conhecido como "Poeta dos Escravos", por lindíssimos poemas como "Tragédia no Mar" (mais conhecido como "O Navio Negreiro"), "Vozes d'África" e muitos outros, Castro Alves deixou-nos em sua curta vida (morreu com apenas 24 anos) uma obra extensa que vale a pena conhecer. Parabéns, professora Cida, por nos deixar esse belo poema.

    ResponderExcluir
  3. Mário Quintana avaliou que a poesia bem escrita é aquela que emociona, de forma simples.

    Castro Alves é mais sofisticado na sua escrita, mas emociona.

    Grande abraço, Cida.

    ResponderExcluir
  4. Oi Querida!

    Passei pra conhecer seu cantinho!
    E também agradecer pelos comentários, visitas e tb pelo carinho!
    Vc é super bem vinda por lá viu?!!

    Um super beijo e que Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  5. Castro alves, foi demais, é uma relíquia seus versos !!

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Cidda, pela palavras, e já sigo seu lindo Blog, que deus te ilumine em sua vida, volte sempre, saudações carinhosa !!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, Cida.

    Adorei seu perfil.
    Mesmo você não sendo poeta, cada poesia é sua, desde o momento que ela toca o seu coração.

    Estou lhe seguindo e voltarei depois, para ler com mais calma.

    Um grande abraço. (Maria) Amapola.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite, querida amiga Cida.

    Lindo esse poema de Castro Alves.
    Desde criança eu o admiro, porque meu pai tinha o costume de recitar os seus versos, para nós; suas filhas.

    Muito obrigada pela honra da sua visita, e pelo comentário muito gentil.

    Um grande abraço. Tenha um belo fim de semana.

    ResponderExcluir
  9. Castro Alves foi considerado o poeta dos negros. Foi um defensor da liberdade.
    Lindo poema!!
    Feliz fim de semana, amiga!!

    ResponderExcluir
  10. Bela lavra do grande Castro Alves.
    Agradeço a você, Cida, pelas visitas e comentários constantes lá no meu sítio. Um beijo e boa semana.

    ResponderExcluir
  11. Olá, estive um pouco ausente, mesclei o "Videos Incriveis" com o "Pesquisa fácil", agora vc vê tudo em um só lugar.

    Meu Friend Conect "zerou", por isso peço que todos vcs que ja eram seguidores dêem uma passadinha por lá e sigam novamente, ok?
    Ótimo "pós carnaval", aquele abraço. Muita saúde!! (Pesquisa Fácil).

    ResponderExcluir
  12. Tá muito legal o teu blog Cida.
    Obrigado pela visita e pela mensagem deixada no meu site.
    abraço.

    ResponderExcluir
  13. Gostei muito do seu blog não é atoua que me tornei o seu seguidor. Venha voce tambem ser seguidora do meu blog http://matematicaximanga.blogspot.com

    ResponderExcluir