terça-feira, 21 de julho de 2009

O que estou lendo... O que eu li


                          Estou lendo...
*O imaginário Cotidiano - Moacyr Scliar -    São histórias baseadas em notícias publicadas na seção "Cotidiano", do jornal Folha de S. Paulo. Interessei-me pelo livro após ler e trabalhar com a crônica "Espírito carnavalesco", que constituiu-se material para a oficina 11 da TP6.  Aguçou-me a curiosidade e a imaginação pensar nos fatos verídicos que levaram aos títulos sobre os quais Moacyr criou suas ficções. Mas não dá para saber, a menos que eu vá atrás das publicações do jornal e confira.                                 
*Tango Negro  A bicicleta Azul 4 - Régine Deforges - Como qualquer leitor, tenho também os meus assuntos preferidos e outros que me são  difíceis de ler, por não me sentir à vontade ou por despertar em mim algo que não quero que seja acordado. Assim acontece com temas referentes ao nazismo. Tenho extrema dificuldade; não consigo sequer assistir a um filme que mostre os horrores desse movimento. Mas, numa visita informal à Casa de Cultura de Sete Lagoas,  na sala da Mariza, deparei-me com uma vasta prateleira cheia de livros, novos em sua maioria.  Ao perceber meu interesse, ela me disse que poderia levar para casa quantos quisesse(!!!). Meus olhos adolescentes já haviam se encantado, à primeira olhada, por  um livro de capa bonita e título sugestivo: "Tango Negro" Mais uma 2ª olhada e já dois livros estavam sendo anotados como empréstimo. Dentro do ônibus comecei a ler a contracapa: "Nuremberg, novembro de 1945. Na Alemanha vencida, os Aliados julgam os criminosos nazistas. O depoimento de uma das sobreviventes do campo de concentração de Ravensbrück convence Léa Delmas e François Tavernier a lutarem por uma causa: perseguir e executar os nazistas. A caçada os conduz à Argentina, onde os peronistas estão facilitando a inserção dos criminosos de guerra na sociedade. Em  Tang oNegro, Régine Deforges promove o reencontro do leitor com os inesquecíveis personagens de sua trilogia A Bicicleta Azul."
 O título continuava sugestivo, a referência à À Bicicleta Azul, que embora não conhecesse, impulsionou-me a ler o livro, até mesmo para uma possível comparação entre Crepúsculo,  Harry Potter e outras séries que caíram no gosto de jovens de diversas partes do mundo, incluindo vários dos nossos alunos. Nas 3 primeiras páginas um romane se delineava, lindo. Pronto! quebrara-se o gelo e mergulhei na leitura. Apesar de horrorizar-me várias vezes com algumas descrições, a história de amor e outras que vão surgindo ao longo da narrativa, têm me mantido interessada. Estou gostando bastante dessa leitura. Um romance que fala do sofrimento e revolta dos que sobreviveram ao holocausto.
25/09/09
                                                O que já li

*Cabelos molhados - Luís Pimentel (contos) da coleção Literatura para todos; para alunos do Programa Brasil Alfabetizado e EJA. Ação, aventura, drama, humor estão presentes nos contos desse escritor baiano, numa leitura que você começa e não quer mais parar. Creio que vai agradar aos meus alunos do 9º ano. Uma das narrativas que  chamará mais a atenção acredito  ser "Conversa de homem para homem". O humor está presente, mas o professor, caso julgue conveniente, pode dirigir o olhar do aluno para uma abordagem mais crítica do fato, sem deixar, contudo de darem boas risadas.
                                 Conversa de homem para homem
O pai chegou em casa com ar sisudo e começou aquele papo manjado:
"Filho, precisamos ter uma conversa de homem para homem."
"Neste caso, pai", disse o menino, "não é melhor esperar eu crescer um pouquinho?"
"Não. Tem que ser hoje, agora, já."
"Tá bem. Mas posso saber o que é que está pegando?"
"Como assim, pegando?"
"Onde foi que deu zebra?"
"No seu boletim."
"Demorou."
"Como?"
"Algo errado com o boletim?"
"Tudo. Não viu vas notas?"
"O boletim veio endereçado a você, pai. É feio violar correspondência alheia."
"Mas as notas são suas. Baixíssimas!"
"Olhando por que critérios?"
"Do razoável, meu filho. Do bom senso, da coerência acadêmica, das exigências mercadológicas."
"Não tem nenhuma dessas cadeiras lá no meu colégio."
"Não seja debochado."
"Não esquenta, pai."
"Não esquenta, o quê?"
"A cuca, a mufa, os neurônios."
"Vou tirar você do colégio."
"Sábias palavras."
"Vou arrumar um emprego para você. Oito horas por dia, de segunda a sábado."
"Sujou"
"Onde você quer trabalhar?"
"Câmara dos Deputados, Senado Federal, um ministério qualquer. Um lugar onde eu possa estar sempre metido eme falcatruas."
"Nem pense nisto, pelo menos enquanto eu for vivo!"
"Tá vendo que existem coisas piores? Relaxa, velho. Assina o boletim."
                                Pimentel , Luís - Cabelos Molhados - pág. 29 - coleção literatura
                                para todos; vol. 10. Brasília: Ministério da Educação, 2oo6.


*Madalena - Cristiane Dantas (novela) - Conta a história de Madalena, uma mulher forte, batalhadora, que venceu desafios, saindo do interior para a cidade grande, fugindo de um casamento fracassado em que imperava a violência. Durante a narrativa  vamos sendo apresentados aos personagens que fizeram parte da vida de Madalena. Linguagem simples, mas bem cuidada, creio que despertará o interesse dos adolescentes para esse lado menos mágico, mais parecido com a realidade. Os livros são da coleção Literatura para todos;  para alunos do Programa Brasil Alfabetizado e EJA. A escola em que trabalho recebeu a coleção e mesmo não havendo nenhum dos projetos citados anteriormente, percebi a possibilidade de utilizá-los em trabalhos com meus alunos do 9º ano. Crônica, conto, biografia, novela, teatro, poema são os gêneros. Pretendo conhecer todos os textos, todas as leituras até outubro, para então, iniciar as atividades com a turma.
*Elenco de cronistas modernos - uma coletânea composta pelas melhores crônicas de Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Fernando Sabino, Manuel bandeira, Paulo Mendes Campos, Rachel de Queiroz e Rubem Braga. Bom demais!!!
*Manual de desculpas esfarrapadas - casos de humor - Leo Cunha ( "A emoção do primeiro assalto", por exemplo, é um dos meus favoritos, pois nos convida a refletir sobre a fantasia, a poesia que não devemos permitir que se perca, por mais atribulado que seja esse nosso mundo.)
*Como meus sentimentos aqui guardados - Rosângela Morais Antunes - (romance em que a escritora-personagem se despe de toda a vaidade e nos revela que a vida é feita de tentativas, de idas e vindas, de acertos e erros, sobretudo de momentos que nos consomem e nos tornam mais experientes. Esse livro nos faz acreditar que muitas vezes o sentimento fica guardado no nosso interior ultrapassando o tempo. Escrito numa linguagem que flui simples, leitura agradável, sem a pretensão de definir o que é certo, o que é errado, ou definir o que é indefinível: o amor).
*Ensaio sobre a cegueira - José Saramago - (Confesso que eu tinha uma certa dificuldade em ler Saramago, mas neste 2009 me desafiei a ler seus livros na íntegra. Estou no terceiro e já me habituei ao seu estilo ímpar, que antes me parecia confuso. O livro Ensaios sobre a cegueira deu origem ao filme de mesmo nome, de Fernando Meirelles. "Um motorista parado no sinal, subitamente se descobre cego. É o primeiro caso de uma 'treva branca' que logo se espalha incontrolavelmente. Resguardados em quarentena, os cegos vão se descobrir reduzidos à essência humana, numa verdadeira viagem às trevas. O Ensaio sobre a cegueira é a fantasia de um autor que nos faz lembrar 'a responsabilidade de ter olhos quando os outros os perderam'")
*Estaleiros de vento - poesia - Francisco Orban ("Quando ...Quando eu envelhecer/e os versos forem só minha pousada/já não andarei na terra para lutas/mas para plantar palavras/ Quando envelhecer/guardarei teu rosto/que é o navio da minha alma/entre as samambaias do tempo/que o tempo também tem safras/onde colho meus poemas/que crescem a cada estação/a cada dia que passa/nas terras do coração" - Muito lindo isso!)
*A viagem do elefante - José Saramago(Século XVI, D João III e Catarina d'Áustria decidem dar ao arquiduque austríaco Maximiliano II um presente diferente: um elefante. "E lá se vai a caravana. Meses a fio, um punhado de soldados, cavalos, bois e um elefante de três metros de altura e quatro toneladas de peso. Percorrem os caminhos de Portugal, Espanha e Itália, enfrentando intempéries, perigos reais e imaginários...")
*As intermitências da morte - José Saramago (Muito interessante história em que a morte deixa de cumprir seu papel, sem que isso, contudo, significasse alívio para os sofrimentos, sua falta foi drasticamente sentida e todos começaram a reclamá-la...Todos, até mesmo a igreja, visto que, sem morte não há ressurreição e sem ressurreição não há igreja).
*Crepúsculo - Stephenie Meyer (Confesso que comecei a ler interessada em conhecer o livro sobre o qual os jovens e adolescentes têm falado tanto. Agora estou também envolvida por essa história de amor. Acho que estou adolescendo... rsrsrsrs).
*Análise do discurso: gêneros, comunicação e sociedade - Wander Emediato, Ida Lúcia Machado, William Menezes
*Bagagem - Adélia Prado (Adorei!!!).

Nenhum comentário:

Postar um comentário