segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Les Trois Ombres


Uma das maiores obras do escultor Auguste Rodin (1840-1917), Les Trois Ombres (As Três Sombras) está em exibição em Belo Horizonte.
“Rodin: do Ateliê ao Museu – Fotografias e Esculturas” é parte das comemorações do Ano da França no Brasil e pode ser visitada gratuitamente na Casa Fiat de Cultura, até o dia 13 de outubro. São 194 fotografias originais que retratam o processo de criação do artista e mais 22 esculturas de bronze e mármore.
É a primeira vez que a escultura Les Trois Ombres é apresentada fora da França. Eu visitei a exposição, acompanhada por uma amiga de Esmeraldas, a Sílvia. Os percalços para chegar até lá e a volta para casa, depois revelo a vocês. Mas não se preocupem: não é nenhuma narrativa triste ou dramática, pelo contrário. Aguardem.

Exposição "Praça da Liberdade: Circuito Cultural - Arte e Conhecimento"
Na semana em que estivemos em Belo Horizonte para a 2ª etapa de formação do GESTAR II, apesar de o tempo ser pouco, pude visitar alguns locais. Além da exposição de Rodin e de Chagall na Casa Fiat de Cultura, outro evento imperdível foi a exposição "Praça da Liberdade: Circuito - Arte e Conhecimento". Para quem ainda não visitou, a oportunidade de se extasiar e de enriquecer conhecimentos com tudo o que está lindamente exposto vai até o dia 09 de setembro. Para saber mais link:
http://www.circuitoculturalliberdade.mg.gov.br/projeto-exposicao.php

Eu e Victória, filha da minha amiga Sílvia, na Praça da Liberdade


4 comentários:

  1. Há uma explicação sobre o fato de termos tirado as fotos da parte traseira da escultura: o caso é que ela estava muito concorrida e não havia mais tempo para esperar ou procurar outro ângulo. Só por isso é que resolvemos tirar a foto atrás da escultura. Isso não tem nada a ver com essas bundinhas bonitinhas, não. Mas eu sei que dá vontade de passar a mão. A impressão que a gente tem é que se der um beliscão eles gritam e dão pulinhos.

    ResponderExcluir
  2. Cida parabéns pelo seu trabalho , embora tão longe e ao mesmo tempo tão perto pelos meios de comunicações , quero que saiba que admiro a sua postura e criatividade enquanto companheira desta disciplina , desta área tão dificil e ao mesmo tempo tão fácil e inesquecivel , muito sucessos, sinceros Abraços Poconeanos a você e seus curisitas.

    ResponderExcluir
  3. ....

    Não conheço Belo Horizonte. Mas está no meu roteiro para um futuro mais ou menos próximo.

    Obrigado pela visita.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Que lindo Cida. Como sempre tu surpreendes para mais. Beijos da Silvia.

    ResponderExcluir