sábado, 11 de julho de 2009

Letramento e diversidade cultural - Projeto Festa Junina

Observar e discutir eventos e formas de funcionamento da cultura local e sua história é um modo de exemplificar os usos e funções da escrita e de facilitar o aprendizado da leitura e a produção de textos escritos quando levados para a sala de aula e utilizados de forma significativa, como parte de diferentes situações comunicativas. Uma forma eficiente para a produção de conhecimento de leitura e escrita é partir do aproveitamento dos conhecimentos prévios dos alunos, do conhecimento que têm de sua cultura local, permitindo o desenvolvimento de um processo de ensino-aprendizagem significativo. Se há uma relação entre as práticas de letramento e as práticas de cultura local, essa relação pode ser matéria-prima para a compreensão e interpretação de texto e para a produção de escrita. A experiência prática e reflexiva em sala de aula com as diferentes situações sociocomunicativas de que o aluno participa no seu dia-a-dia incentiva-o, a partir do que conhece, a desenvolver a leitura e a escrita. Trabalhando os textos a partir de uma discussão e roteiro de perguntas sobre a sua relação com a situação da qual faz parte, pode-se levar os alunos a refletirem sobre os significados transmitidos e sobre as próprias competências de leitura e escrita. Avançando na prática - TP 4 - pág. 35 1 - Escolha uma festa local. Trabalhe a partir dos materiais disponíveis: fotos, reportagens, observação das festas quandoestiverem ocorrendo. 2 - Discuta com seus alunos sobre a festa. 3 - Peça para eles escreverem um texto informativo tendo como tema a festa. Com base no texto acima e no que foi sugerido pelo Avançando na prática, unidade 13, página 35 da TP 4, aproveitando também o momento tão propício das festas juninas nas escolas e comunidades, as professoras cursistas do GESTAR II elaboraram o seguinte projeto: Projeto Festa Junina * Duração: 15 dias, aproximadamente * Culminância: "Arraial do Olívia Dalle" - Festa Junina (05/09). * Objetivos: - Valorizar a cultura local. - Trabalhar textos relacionados ao assunto. - Produzir textos (contos, diálogos, paródias). - Explorar o regionalismo. - Conhecer as tradições das festas juninas. - Conhecer textos instrucionais. - Realizar uma exposição com os principais símbolos dessa festa. - Realizar um self service com pratos típicos. * Público alvo: 7°s anos e PAV II - 2º período * Professoras responsáveis: Fabiane Diniz e Angélica Ribeiro Atividades a serem realizadas 1 - Texto Festas juninas - TP 4, página 35. 2 - Interpretação de texto. 3 - Confecção de cartaz convidando para a Festa Junina da Escola. 4 - Avançando na Prática, página 41 (cartaz com fotos). 5 - Entrevista para ser realizada com pessoas mais velhas, sobre as festas de antigamente. 6 - Produção de um texto informativo sobre o tema: Festas Juninas. 7 - Trabalho com receitas típicas. 8 - Exposição com pratos típicos das festas juninas. 9 - Trabalho sobre símbolos da tradição junina. 10 - Pesquisa(com pessoas mais velhas) sobre simpatias feitas no dia de São João. 11 - Produção de texto: "Escreva um texto comentando as diferenças entre as festas juninas de hoje e as tradições que vimos durante o trabalho." 12 - Confecção de cartazes convidando toda a escola para visitar a exposição. 13 - Exposição e explicação dos símbolos da festa junina. 14 - Atividades linguísticas: cruzadinhas e atividades gramaticais envolvendo o tema. Fotos das atividades realizadas

4 comentários:

  1. Olá, Cida.
    Adorei os seus textos e principalmente "o diálogo", vc está de parabéns.
    Abraços,
    Vicente.

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  2. Esqueci de te dizer que eu também gosto muito das músicas da Clara Nunes. Legal vc ter colocado informações sobre ela. Valeu.

    Vicente.

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  3. Olha Cida, tu ficas fuçando tanto esses blogs que os teus são muito ricos. Eu olho, olho, mas ainda não entendi como é que tu consegues arrumar tanta coisa nesses espaços. Aprendo muito contigo. Obrigada. Falar que o teu blog é maravilhoso é, como se diz no Pará, chover no molhado. Parabéns pelo teu trabalho. Abraços da Silvia.

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  4. Tu bem sabes que morro de saudades, mas no blog cada dia recebo mais um pedacinho de ti, como nos antigos rituais de nossos antepassados antropofágicos. Os blogs são espaços de antropofagia por excelência. Comemo-nos uns aos outros todos os dias. Como no Movimento de 1922. Fico feliz te saber todas as horas ao alcance dos meus olhos, mesmo estando tão distante.

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