terça-feira, 21 de julho de 2009

GESTAR - Oficina 09 - 04/07/09

Iniciamos nosso encontro num ambiente já a ser preparado para a Festa Junina, que seria no domingo. Alunos, professores e outros funcionários da escola confeccionavam enfeites, embalavam prendas, etc.
Para início de trabalho conversamos sobre a diferença entre estilo e dialeto e ficou bem claro que os cursistas distinguem bem os dois, posto que estilo é questão de escolha e o dialeto não o é.
As atividades com exploração da sonoridade das palavras também não se mostraram difíceis; exemplos vários de atividades foram mostradas, e, é claro, em época de festas juninas, as quadrinhas revelaram-se as preferidas pelos alunos, pela facilidade em construir suas rimas.O texto "Trem de ferro", de Manuel Bandeira, foi lido pelo Rafael, pedagogo e coordenador do Gestar na cidade, cursista de língua Portuguesa. Depois ouvimos o poema musicado, na voz de Tom Jobim. Cada um tentou apurar os ouvidos para captar o ritmo e perceber a sonoridade das palavras, agora aliadas aos instrumentos musicais e à voz do coral e do cantor, a imitarem perfeitamente um trem de ferro.Lemos um texto aliterativo enorme, que se intitula "A língua do pê" (Hélio Consolaro), que no final, depois de duas páginas com todas as palavras iniciadas com a letra "p", diz assim: "E você se acha o máximo quando consegue dizer: O rato roeu a rica roupa do rei de Roma"?
Uma das atividades mais interessantes escolhidas para o "Avançando na prática" deu-se na utilização de um texto muito engraçado que talvez muita gente já conheça. Ele também explora o recurso estilístico aliteração e acabou por proporcionar atividades muito divertidas, que os alunos tiveram prazer em fazer.
DIÁLOGO Um cearense, chegando ao Rio de janeiro, entrou num restaurante para almoçar. Quando começou a falar, suas palavras iniciavam, sempre, pela letra “F”. E assim se passou o seu diálogo com a garçonete: _Faça o favor. _O que deseja, senhor? _Fineza fazer frango frito. _Com quê?_ _Farinha, feijão e farofa. _Aceita pão, senhor? _Faça fatias. _Mais alguma coisa? _Filé e fígado. Ao final do almoço, a garçonete lhe oferece café e pergunta: _O café está bom? _Frio e fraco. _Como o senhor gosta? _Forte e fervido. _De onde o senhor é? _Fortaleza. _Como é o seu nome? _Francisco Fagundes Ferreira. _O senhor trabalha ou já trabalhou? _Fui ferreiro. _E deixou o emprego por quê? _Faltou ferro. _O que o senhor fabricava? _ferrolho, fechadura, ferradura e ferragens finas. _Se o senhor disser mais seis palavras começadas com a letra “F”, não precisa pagar a conta. _Foi formidável; fazendo fiado, fico freguês. ***************
Obs.: Muito bem observado pela professora cursista, a primeira análise do texto deve ser feita eliminando a fala do narrador que explica que as palavras do freguês começam sempre com a letra "f". Dessa forma, o professor instiga o aluno a descobrir, a perceber o que o texto tem de diferente.
****************
Conforme foi proposto pela TP 5, que analisássemos como se constrói a coerência em um texto publicitário, levei alguns deles para o encontro e refletimos sobre a importância de se observar com olhos críticos esse gênero.Nos anúncios que analisamos, os que eram "perfeitos", em que havia coerência, tentamos apontar o que seria incoerente, ou seja, que alterações poderiam torná-lo incoerente.
As cursistas se lembraram de vários anúncios incoerentes com que já se depararam e produziram um, o qual se propuseram a levar para a sala de aula. Era um desses anúncios que ressaltam vantagens econômicas ao se inscrever ou aderir a algo, usando a palavra gratuito para convencer o interlocutor, mas no finalzinho, no pé da página, aparece escrito, geralmente com letras bem pequenas, o valor de inscrição. Levar o aluno a estar atento a esses detalhes foi a proposta a ser trabalhada e os resultados foram muito satisfatórios.
Uma das professoras ressaltou que a incoerência é frequentemente empregada intencionalmente como recurso para conferir humor a alguns textos, como é o caso das anedotas. Como exemplo, transpuseram para o papel uma dessas piadas e acabamos dando boas risadas.

4 comentários:

  1. OLá,Cida! Estou com saudades desse envolvimento de toda escola nas comemorações...
    Depois você passa no meu blog para ler o meu relatório!
    Beijos a você e a todos da escola Olívia, que me mostraram o meu potencial!!!
    Luciene Freitas

    ResponderExcluir
  2. Amo seu blog , seu otimismo e sua pureza, enquanto pessoa e profissional , parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Cida querida,
    seu blog é fantástico... sempre me oriento por ele e gosto de ler tudo o que aparece aqui..
    Você me incentiva sempre...
    Parabéns!!!!!!
    Até breve..........
    Beijos,
    Helenice

    ResponderExcluir
  4. Oi Cida. Tu és minha inspiração. Tô contanto as horas pra te ver... Beijos.

    ResponderExcluir