segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Oficina 12 - TP 6 - 02/10/2009

"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história."
                                                                       Bill Gates
O encontro do dia 02/10/2009 em Caetanópolis foi iniciado com a reflexão acerca da frase acima. Conscientes de que essa fala é muito verdadeira e da responsabilidade dos pais na educação para a vida, o dever e o lazer ocupando cada qual seu devido lugar e em seu devido tempo.
 Por várias vezes, nos plantões pedagógicos, reunimo-nos  para estudar as TPs e, principalmente, depois que se iniciou outubro, a preocupação se tornou maior, segundo as cursistas: "Neste final de ano/bimestre o tempo pode se tornar inimigo para quem quer fazer um bom trabalho. Não dá para perder tempo e vamos agilizar nossas atividades, estudando com afinco as TPs e aplicando os Avançando na Prática. Não podemos deixar para depois, já que ainda vêm neste final de ano as provas do Simave e a Prova Brasil".
*A professora Angélica informou que os alunos têm crescido muito e com mais essa  atividade do GESTAR puderam refletir sobre suas opções de escrita e perceberam que podem melhorar a cada dia.
Relatório de aplicação de atividade
GESTAR II – Língua Portuguesa
TP6 – UNIDADES 23 E 24
ALUNA: Angélica Ribeiro Silva
TURMA: PAV II 2º Período
Dando continuidade aos textos argumentativos, apliquei o “Avançando na prática” da unidade 23, página 152.
Utilizei para esta atividade o texto apresentado no início da seção, para organizar uma aula ou seqüências de aulas para a 7a e 8a séries.
1- Retorne ao planejamento elaborado na atividade 8b.
2- Se não definiu as habilidades a serem trabalhadas a partir das instruções de 8b, faça-o neste momento.
3- Verifique a seqüência proposta e detalhe os comandos e explicações, se necessário.
4- Verifique se planejou a leitura, discussão e quais os comandos necessários partornar a atividade significativa.
5- Preveja o planejamento possível: mudança na linguagem, escrita de uma introdução e/ou finalização para o texto, se haverá a adição ou omissão de informações e imagens.
6- Considerando os elementos de coerência e coesão já levantados, produza uma sequência de ações para que o texto seja modificado.
7- Faça a atividade com eles, conduzindo dialogicamente (por meio de perguntas, etc.) o planejamento, as modificações no texto original, reescrevendo-o.
8- Peça que releiam o texto reescrito em grupos e proponham modificações tanto no texto quanto em sua apresentação.
9- Todos os grupos apresentam seus textos finais.
10- Comente ao final, levando-os a refletir sobre suas decisões.
Ao contrário de utilizar o texto sugerido naTP6, utilizei um texto feito por um aluno na atividade anterior. Seguimos os seguintes passos:
1º - Passei cópia do texto aos alunos (com autorização do autor);
2º - Leitura do texto e análise das condições de produção do mesmo;
3º - Os alunos opinaram oralmente, acrescentando argumentos.
4º - A partir dos argumentos, antes selecionados, puderam perceber os conectivos que propiciaram a coesão.
5º - Anotamos no quadro o que poderia melhorar e o que deveríamos manter no texto.
6º - Fiz algumas perguntas que estão na TP6;
a) Qual o gênero do texto?
b) Pela leitura, qual seria a função desse texto?
c) A partir da leitura, pode-se verificar se o texto cumpre seu objetivo? Se sim, justifique.
d) Para quem o autor escreve?
e) Há relevância de conteúdo?
f) O texto faz sentido? Justifique.
g) Ortografia:
h) Pontuação: pontos, pontos de interrogação, vírgulas, pontos de exclamação, aspas ou travessões.
i) Parágrafos:
j) Letras maiúsculas:
l) Palavras excessivas:
m) Se você fosse o(a) professor(a), que comentários faria? Considere pontos fortes e carências.
7º - Os alunos perceberam que muitas coisas poderiam ser melhoradas: a ortografia; a repetição de palavras; a concordância; pontuação...
8º - Momento da reescrita: cada aluno, de posse do texto e com as observações feitas e até anotadas por alguns, reescreveram o texto. Alguns acrescentaram informações relevantes e de acordo com o texto; outros apenas retificaram os erros; outros fizeram poucas mudanças, mas nenhum deles "fugiu do assunto"; respeitaram o texto do colega.
9º - Os textos foram lidos em sala e o melhor foi eleito pela turma.
                                       Professora Angélica Ribeiro da Silva
TEXTO DO ALUNO
(seleção de tese e argumentos)
Prevenir a Acne
Para prevenir a acne tem que lavar o rosto sempre que fizer exercícios rigorosos ou tomar banho, não usar sabonetes que ressecam a pele.
• Isso inclui evitar espremer espinhas e cravos;
• Lavar áreas predispostas somente duas vezes ao dia;
• Utilizar produtos suaves para higiene do rosto;
• Evitar maquiagens pesadas.
(Texto do aluno)
A Acne
Para prevenir a acne a pessoa tem que ser muito cuidadosa com seu corpo e sua pele para ela não ficar feia e grossa.
Isso inclui evitar espremer cravos e espinhas, somente lavar as áreas predispostas  duas vezes ao dia para a e nem utilizar maquiagens pesadas, mas sim utilizar produtos suaves para sua pele ficar lisa e linda.
Sigam os bons exemplos e ficarão lindos como nunca.
Enfim, se você cuidar bem da sua pele, você vai ficar mais novo e mais lindo. Não só para mulheres mas sim para os homens também ficarem com a pele tratada e saudável como nunca.
                                                             Professora Angélica Ribeiro da Silva
*A professora Fabiane optou pelo Avançando na Prática da página 190:
Proponha uma discussão com seus alunos sobre suas preferências de lazer e sobre assuntos que os mobilizam na televisão, no rádio, nos jornais, na sua comunidade.
1- Converse com eles sobre a relação de cada um com a leitura: por que leem e por que não leem. Discuta abertamente com a turma de onde vem a falta de interesse: de más experiências de leitura, das imposições da escola, dos livros sem interesse, do excesso de atividades, e outras razões?
2- Discuta, ainda, se eles acham que conhecer histórias, o pensamento dos outros, tem algum interesse. Enfim, veja se eles acham que quem lê, de alguma forma, leva alguma vantagem, concreta ou não.
3- Mesmo que achem “ler uma bobagem”, combine de fazer alguma experiência de leitura. Por exemplo, você lê em capítulos alguma história sobre futebol, ou um policial, ou outro assunto do interesse deles. (Muitos livros juntam ingredientes variados, que podem atrair pessoas muito diferentes: futebol, namoro, humor podem vir juntos numa obra. Exemplos disso: A vingança do timão, de Carlos Moraes; Na marca do
pênalti, de Leo Cunha; Histórias do futebol, de Torero.)
4- Tenha à mão pelo menos um dos livros (que eles poderiam até escolher), para começar logo a experiência.
Observação: É claro que a leitura não pode ser de improviso. Prepare em casa, cuidadosamente, a leitura em voz alta de cada capítulo. Se tiver alunos que leiam bem e gostem de ler em voz alta, aproveite um trecho com diálogos para uma leitura dramatizada (preparada por todos os envolvidos – é claro.)

Relatório: GESTAR II  - Unidade 24
Professora cursista: Fabiane Diniz
Série: 7º ano
1 - Para a  discussão sobre a relação dos alunos com a leitura, a professora realtou que a  melhor estratégia foi descobrir primeiramente por que os alunos leem e quais as preferências de leitura. Muitos citaram as  frases mais comuns: "leio para viajar na imaginação", "leio para ficar mais inteligente". Nessa altura, conforme disse a cursista  foi interessante observar a influência dos adultos (pais, tios, avós, professores) no desenvolvimento do gosto pela leitura.
 Fabiane observou que há os que começaram a ler por imposição dos pais ou professores e se veem agora leitores autônomos e frequentes.  E há uma parcela menor, mas que precisa ser conquistada para a leitura, que reclama, principalmente da falta de tempo ou até mesmo do acervo da escola.
2 - Praticamente todos concordam que ler é importante, mesmo os que não se sentem dispostos a ler.
3 - A experiência de leitura foi muito interessante.  A professora escolheu um dos livros sugeridos no Avançando na prática: Na Marca do Pênalti, de Leo Cunha. Foi uma ótima dica, segundo ela,  pois o livro consegue agradar a quase todos, por juntar vários ingredientes que interessam aos alunos.  Combinou de ler 10 minutos por dia, durante 3 dias consecutivos. Ficaram apaixonados pelo enredo e muitos querem ler, antecipar o final.
Para as próximas leituras ela  já conta com vários voluntários entre os alunos.
A tarefa é árdua; as turmas agitadas exigem que se interrompa a leitura por diversas vezes e ainda há os mais resistentes, que ainda não se deixaram seduzir pelo poder do livro. Porém,  aos poucos eles vão adquirir o hábito. O que não podemos é obrigá-los a ler, principalmente livros muito grossos, a menos que eles mesmos optem.
Ao descobrir as preferências de cada um e não impondo o nosso gosto, respeitando o aluno, estaremos facilitando sua introdução no mundo da leitura, conquistando-o efetivamente.

Após os relatórios dos "Avançando na Prática", conversamos um pouco sobre os livros que cada uma estava lendo. Perguntei-lhes se já haviam visto a nova coleção que chegara à escola (Coleção Literatura para Todos - para alunos da EJA). Apresentei-lhes o livro que estava lendo (O Imaginário Cotidiano - Moacyr Scliar), autor muito bom, que tem textos frequentemente analisados nos  livros didáticos e teve uma de suas crônicas trabalhadas na TP6.
Não tem sido fácil, segundo as cursistas, manter um ritmo bom de leitura neste último bimestre. As duas trabalham em dois turnos, mas fazem o possível  para estar atualizadas e, principalmente, incentivar os alunos à leitura.
Com relação ao Projeto Pedagógico elaborado pelas cursistas:
*O que tem sido feito para aprimorá-lo e quais os resultados já obtidos, levando-se em conta que ele prioriza a leitura?
Conforme relatou a professora Angélica, ela tem incentivado a visita à biblioteca, cedendo tempo nas aulas de Língua Portuguesa para que os alunos escolham livros. Várias vezes, acompanha-os e aproveita para dialogar com eles, ainda na biblioteca, preferências, novidades.
Atividades como propaganda do livro lido e rodas de leitura têm facilitado o desenvolvimento da oralidade e ajudado a "olhar o outro", a prestar atenção no que "o outro" prefere, sugerindo apreensão da ideia do respeito à diversidade.
Experiências que já deram certo no passado como o "Carrinho de leitura", relembrado pelas cursistas, pode retornar , precisando apenas de adequação ao novo planejamento.
Vejam no blog da cursista Angélica:
"Leitura: um incentivo para a vida!
http://angelletras.blogspot.com/
A professora Fabiane reiterou a importância da leitura no âmbito familiar. "Para os alunos de famílias  em que os pais incentivam os filhos a lerem, sendo primeiramente o exemplo como leitores, o  trabalho do professor se torna mais produtivo."
A professora disse que já leu todos os livros da série Crepúsculo. Apesar de ser uma literatura  praticamente adolescente, o objetivo de conhecer as obras que têm despertado o interesse dos alunos deve ser um dos cuidados do professor.
As cursistas se prepararam para o encontro, escolhendo antes a maioria dos livros e autores de interesse dos adolescentes. Houve uma troca de experiências e informações muito significativa. A sugestão para que fosse elaborada a lista propiciou um ótimo trabalho realmente. Mais uma vez a equipe do GESTAR acertou.
O objetivo do projeto pedagógico elaborado pelas cursistas é promover primordialmente a leitura, dinamizando-a, tornando o contato do aluno com o livro cada vez mais agradável.

Incentivar o gosto pela leitura e formar leitores não implica simplesmente colocar os alunos em contato com os livros e textos. É necessário motivá-los, auxiliá-los na compreensão do que lhes parecer mais complicado. O professor pode tecer comentários sobre os textos, fazer perguntas, ler junto com os alunos, levar informações sobre autores para a sala de aula e muitas outras estratégias. Mas nada disso renderá o esperado se o professor não for também um leitor que envolva a turma, sendo referência para os seus discentes.
Alguns livros indicados para adolescentes
Série crepúsculo - Stephenie Meyer
"São livros envolventes, que prendem a atenção dos adolescentes."
1. Crepúsculo
2.Lua Nova
3.Eclipse
4.Amanhecer
*PedroBandeira http://veja.abril.com.br/noticia/variedades/pedro-bandeira-paulo-coelho-juvenis-485009.shtml
"Pedro Bandeira aborda a realidade em que vivem os adolescentes hoje. Muito lido no Brasil." Algumas obras:
• A droga da obediência
• A droga do amor
• Pântano de sangue
• Droga de americana!
• Descanse em paz meu amor
• Anjo da morte
• O avesso dos coroas
• O contrário dos caretas
• Agora Estou Sozinha...
• A contadora de histórias
• A eleição da criançada
• A escola da vida
• A hora da verdade
• A marca de uma lágrima
• A onça e o saci
• Brincadeira mortal
• Caso da borboleta
• Gente de estimação
• Descanse em paz, meu amor
• Histórias de amor
• Mais respeito, eu sou criança!
• Mariana
• Minha primeira paixão
• Obrigado, mamãe!
• O dinossauro que fazia au-au
• O fantástico mistério de Feiurinha
• O melhor presente
• O pequeno dragão
• O pequeno fantasma
• O reizinho da estrada
• Prova de fogo
• Ritinha Danadinha
• Rosaflor e a moura torta
• Um crime mais que perfeito
• Lembrancinhas pinçadas láaa do fundo
• De punhos cerrados
• Malasaventuras, safadezas de Malasartes
• O grande desafio
• É proibido Miar
• As Cores de Laurinha
• "O medo e a Ternura"
• "Amor impossível , possível amor"
• "O par de tênis"
• "O Poeta e o Cavaleiro"
  Série Vagalume
"Apesar de já ter 30 anos, a “Série Vagalume” é um excelente incentivo para gostar de ler. Li quase todos e posso afirmar que o meu gosto pela leitura veio depois de folhear tantos destes livros. São livros fascinantes! Algumas obras e respectivos autores:"
Menino de asas – Homero Homem
Um Leão em Família – Luiz Puntel
Tráfico de Anjos – Luiz Puntel
A Turma da Rua Quinze – Marçal Aquino
A Ilha Perdida – Maria José Dupre
O Escaravelho do Diabo – Lúcia Machado de Almeida
Coração de Onça – Ofélia e Narbal Fontes
O Fantasma de Tio William- Rubens Francisco Lucchetti
Aventura no Império do Sol- Silvia Cintra Franco
Spharion - Lúcia Machado de Almeida
Um rosto no computador - Marcos Rey
Na mira do vampiro -Lopes dos Santos
Meninos sem pátria - Luiz Puntel
Açúcar amargo - Luiz Puntel
Doze horas de terror – Marcos Rey
*Thalita Rebouças http://www.thalita.com/
Autora da série adolescente ‘Fala sério!’ lança novo livro na Bienal
“Fala sério!”, expressão que os adolescentes costumam usar de forma debochada, tem um significado especial para a escritora carioca Thalita Rebouças, de 34 anos. A gíria dá nome à série de livros da autora, sucesso entre o público jovem, com mais de 350 mil exemplares vendidos no país. E nesta 14ª edição da Bienal no Rio, ela lança “Fala sério, pai!” (Editora Rocco), quinta obra da coleção que já conta com os títulos “Fala sério, amiga!”, “Fala sério, amor!”, “Fala sério, mãe!” e “Fala sério, professor!”
A série tem a adolescente Malu e seus dilemas juvenis como tema central. “A moçadinha adora acompanhar um personagem em continuações literárias. Está aí o Harry Potter para comprovar”, avalia Thalita, que este ano completa uma década de carreira. “É comum as meninas virem até mim para dizer ‘a Malu sou eu!’, tamanha a identificação que sentem”.
A escritora explica que o segredo do êxito de seus livros – que trazem uma seleção de crônicas com a personagem – está no fato de ela “não dizer o que as meninas devem ou não fazer. “Nunca escrevi o que é certo ou errado, nem tentei dar lição de moral”, analisa. “Mostro como a Malu age em determinadas situações, fazendo com que o leitor se coloque no lugar dela”.
Em “Fala sério, pai!”, Thalita escreve sobre passagens do relacionamento da protagonista com o pai, divorciado da mãe. “Na primeira metade dou voz ao Armando, o pai da Malu. Depois a narrativa segue toda sobre a ótica da menina”.
Além de lançar seu novo item da coleção na Bienal, Thalita também segue com a campanha “Ler é bacana”, que iniciou há dois anos e que já conta a adesão de outros escritores como Ana Maria Machado, Zuenir Ventura e Ziraldo. “Em minhas visitas às escolas, sempre era comum ouvir dos alunos a frase ‘ler é chato’.
Pensei em promover uma resposta a essa afirmação”, explica. “Nas palestras dou dicas de outros autores e falo de temas que despertam a atenção dos jovens na faixa dos 13 aos 16 anos”.
Na lista de escritores que a autora costuma indicar para seus leitores figuram três nomes: Fernando Sabino, João Ubaldo Ribeiro e Luis Fernando Veríssimo. “O adolescente costuma pegar implicância com a leitura. Nessa mesma idade, peguei gosto pela literatura lendo crônicas desses autores, por isso indico a eles, porque foi bom para mim”.
Obras:
“Fala sério, pai!”
“Fala sério, amiga!”
“Fala sério, amor!”
“Fala sério, mãe!”
"Fala sério, professor!”
Finalizamos nosso encontro com mais uma frase célebre para reflexão acerca da leitura:
"A leitura é para o intelecto o que o exercício é para o corpo"
            Joseph Addison

Um comentário:

  1. Depois deste café literário meu dia fluirá melhor. Nossa, quantos títulos. Muitos deles também estiveram presentes nas minhas páginas adolescentes. Já fiz um levantamento e, de norte a sul do país, a Coleção Vaga Lume andou despertando a curiosa aventura da leitura nos Formadores do Gestar II.

    Abraços da Sílvia.

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