terça-feira, 17 de novembro de 2009

Fotos das Oficinas 3 e 4 e de alunos das professoras cursistas realizando atividades






Oficina 03 - TP2  -  05/11/2009
Houve necessidade de uma flexibilização na forma de apresentar trabalhos. Devido a outras atividades realizarem-se simultaneamente no início de novembro, as professoras cursistas informaram precisar de mais tempo para aplicar, corrigir e analisar as propostas da TP.
Como nosso último encontro havia sido no dia 31/10, realmente seria difícil em apenas uma semana estar com tudo pronto para a socialização (05/11). A solução encontrada foi nos reunirmos, tendo estudado a TP 2 na íntegra, fazermos as oficinas e na próxima reunião (14/11), apresentar-se-iam os relatórios dos Avançando na Prática (das duas oficinas: 05 e 14/11).
E assim foi feito. Discutimos no dia 05/11 as diferenças básicas entre análise linguística e análise literária e a proposta da TP de trabalhar a análise linguística de forma a torná-la mais agradável e produtiva.
Muito interessante a parte da TP que nos convida a refletir sobre a gramática interna como o conjunto de recursos línguísticos internalizado desde o início da aquisição da linguagem e que o aluno e todo falante utiliza de forma inconsciente, mesmo que nunca tenham ido a uma escola. Cabe ao professor desenvolver nos alunos essa gramática implícita, valorizando-a num ensino mais reflexivo, partindo das práticas linguísticas de cada um: "o sujeito aprende a língua usando a língua".
Por outro lado, vimos na análise literária as diversas formas de arte como um instrumento poderoso a nos auxiliar na sala de aula.
Usamos a arte e suas manifestações em quase todos os momentos de nossas vidas, mesmo que não tenhamos consciência disso. A TP 2 nos propõe uma abordagem mais dinâmica, atualizada e menos cansativa de termos literários como, por exemplo, as figuras de linguagem.
Após essa introdução fomos à proposta de atividades com textos.

*Primeira proposta de atividade com textos (referente à unidade 6)
Os dois textos da unidade são muito interessantes. Quanto ao texto "Maria e Pedro na cova do vento", a autora Maria Clara Machado foi lembrada com exaltação pelas obras muito conhecidas e amplamente trabalhadas nas escolas.
Do Giuseppe Arcimboldo não possuíamos muitas informações, mas a de que ele era italiano, contemporâneo de Leonardo da Vinci, bastou para o propósito do trabalho. No entanto, quando se mencionou o nome de Leo Cunha, vários comentários elogiosos e referências a obras do autor surgiram. E o poema "Quatro", trabalhado na oficina, tem a marca desse criador.
"São muito sábias as escolhas da equipe que elaborou as TPs: textos, autores, atividades sempre vêm ao encontro das necessidades, anseios e gostos dos professores e alunos."
Aguardei por algum tempo as professores lerem os dois textos e escolherem a partir de qual deles fariam o planejamento.
Sugeri que se fizesse a leitura oral dos dois e o texto da Maria Clara Machado ficou um show apresentado como leitura dramatizada. De imediato, as professoras vislumbraram um ótimo roteiro para trabalhar com os alunos a oralidade através do teatro. Para o planejamento escrito, optaram pelo texto do Leo Cunha. No momento de apresentarem o cartaz com a atividade, alguns questionamentos orais sobre o outro texto ainda puderem ser feitos. Já que a teatralização do texto da Maria Clara Machado foi uma das sugestões, propus que discutíssemos, sem a necessidade de colocar por escrito, quais a possibilidades de análise linguística que poderiam ser planejadas para "Maria e Pedro na cova do vento". O uso do vocativo, o emprego do travessão, o discurso direto, foram apontadas como as mais pertinentes, podendo ainda ser abordadas questões em torno do emprego das iniciais maiúsculas para os nomes (turmas de 6º ano).
*Segunda proposta de atividade com textos (referente à unidade 8)
Interpretação de texto - charge
As charges do Quino são constantemente analisadas em atividades do livro didático adotado pelas escolas municipais de Caetanópolis.
Após a interpretação do texto (charge de Quino), as professoras cursistas optaram por um bilhete dirigindo-se ao patrão. Ficou ótimo o texto e oportunizou um breve retorno à questão dos gêneros textuais estudados na TP3.
*As fotos das atividades podem ser vistas na projeção do slide show no topo da página.

Oficina 04 - TP2   - 14/11/2009
Na oficina 04 foram apresentados os "Avançando na Prática" da TP2.
Trabalhos de produção escrita, leitura e interpretação foram planejados, elaborados e executados em sala de aula, com resultados bastante produtivos, segundo as cursistas.
Nas atividades de leitura, os alunos da professora Fabiane se envolveram e soltaram a voz, fizeram coreografia.
Os alunos da professora Angélica adoraram se colocar no lugar do professor, o ponto de vista do outro, para reescrever o texto.
Postei abaixo os relatórios e algumas atividades produzidas pelos alunos.

*Relatórios e atividades dos alunos das oficinas 03 e 04 da TP 2


Clique nas imagens para ampliar








*As fotos das atividades podem ser vistas no slide show acima.
Nosso próximo encontro será uma oficina de avaliação, quando então, discutiremos os pontos positivos e os negativos de todas as atividades do GESTAR II, o que mudou na concepção de ensino da Língua Portuguesa,  recursos, formador, etc.
Até lá.
Abraços,
Cida dos Santos.







































2 comentários:

  1. Cida<

    Seu blog está lindo! Há riqueza de conteúdo e de originalidade!!!
    São prfissionais como você que afzem a diferença na educação!
    Meu abraço e meu respeito.
    Rosa Maria
    UnB

    ResponderExcluir
  2. Cida,
    O seu blog também é show!!!
    Ainda não aprendi essas técnicas bacanas que você usa, mas quero aprendê- las.
    Parabéns pelo trabalho e pela criatividade!!!

    ResponderExcluir