domingo, 22 de novembro de 2009

Avaliação - GESTAR II - Caetanópolis - MG - 20/11/2009





No início parecia que seria longo demais: 300 horas! Mas se passaram de forma até mesmo alegre e descontraída. Contamos com o apoio da direção das escolas e demais setores da área educacional e  chegamos assim ao último encontro do curso.
Foi no mesmo palco em que se realizou a maior parte das outras oficinas, que foi feita a última, da avaliação do GESTAR II.
Palco...
Depois que escrevi fiquei a pensar se era realmente essa palavra que deveria constar aqui, visto que palco é um lugar onde se encena. Pois a palavra é essa mesma. Concebida de outra forma, outra percepção semântica, entendo que o palco a que refiro é  o lugar onde apresentamos situações reais, sem encenação  ou maquiagem. Um palco diferente, onde os personagens principais estejam o tempo todo sob a luz dos holofotes da esperança e o objetivo é fazê-los brilhar e aparecer a cada dia mais.
E foi lá, na sala de aula, que aconteceram as ações capazes de transformar sonhos em realidade, fracassos em vitórias, desesperança em um novo olhar para a vida, para a aprendizagem.
                                
Avaliação dos professores cursistas sobre o GESTAR II
Conforme relato das professoras cursistas, o curso veio reforçar os conceitos já aprendidos e deram-lhes mais oportunidade de refletir sobre a língua. Os planejamentos se tornaram mais aprimorados e criativos. Algumas vezes foi preciso adequar algumas atividades dos "Avançando na Prática"  e das AAAs ao nível da turma, mas até isso pôde ser feito de forma tranquila, visto a clareza das propostas e respeito à autonomia do professor observados em todas as unidades, durante o decorrer do curso. 
As oficinas foram momentos de troca de experiências e discussões relevantes que ajudaram na prática, sendo o ponto negativo o fato de sermos poucas professoras. Um número maior, com certeza oportunizaria maior socialização de conhecimentos. Um intercâmbio com outras cidades teria sido interessante, mas pela urgência do tempo, não pudemos fazê-lo.
O projeto de intervenção tem sido aplicado visando minimizar as dificuldades de leitura e interpretação e consequentemente, as de escrita. As orientações e atividades das TPs e AAAs têm permeado todo o projeto.
A produção escrita está mais dinâmica e interessante devido ao material do GESTAR, que as cursistas estão utilizando sem mais precisar recorrer a outras fontes como faziam antes.
"As aulas se tornaram mais interessantes para nós e para os alunos, mais proveitosas, principalmente na parte de produção escrita, também foram observados melhora da autoestima, desenvolvimento de ideias, argumentação.
As expectativas para o próximo ano são boas, pois o material abrange, de forma criativa e prática, os conteúdos a serem trabalhados na Língua PortuguesaÉ de fácil aplicação e adequado à realidade dos nossos alunos."
           Poema  e avaliação da professora Angélica Ribeiro Silva
Como professora de Língua Portuguesa e formadora do GESTAR II, vi no programa a oportunidade de rever minhas práticas, isso feito de forma conjunta com outros professores da mesma disciplina, o que raras vezes pudemos fazer  antes da implantação do curso.
Estou certa de que o GESTAR II não vai ser apenas mais um curso, e sim aquele que nos proporcionou a oportunidade de investigar, aplicar, refazer, confirmar. Foi para mim uma honra ser formadora, ao mesmo tempo em que aprendi muito com as professoras cursistas, com nossos alunos, com as professoras de outras cidades e estados.
O GESTAR II proporcionou isso: conhecer outros professores e ver o trabalho lindo deles. Quanta criatividade! Visitei muitos blogs  e encontrei pessoas maravilhosas, trabalhando com garra, amor, entusiamo em prol de uma educação de qualidade.
Tenho muito a agradecer a SME de Caetanópolis por me conceder essa oportunidade.
Continuaremos, com certeza, a  prática do que adquirimos no curso e a postar nossas realizações e vitórias junto aos alunos, que vislumbro, serão muitas.
Abraços,
Cida dos Santos.



2 comentários:

  1. OBRIGADA PELA VISITA AO MEU BLOG , TAMBÉM FICO ADMIRANDO O SEU TRABALHO , SOU FÃ DAS COISAS QUE VOCÊ ESCREVE .TUDO É FEITO COM MUITO AMOR.PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Amiga Cida. Aparecida. Terminou sua jornada e descobriu que tudo foi só o começo. Foi, é e sempre será um prazer muito grande te conhecer. Nossa amizade será para sempre. Eu levarei no meu coração por toda minha vida o exemplo do teu desprendimento, da tua solidariedade e da tua generosidade. Eu sou tua fã. Muito obrigada por tudo.
    Muitos abraços da Silvia.

    ResponderExcluir