Relatórios das professoras cursistas e atividades dos alunos referentes às oficinas 1 e 2 - TP1
Oficina 1 - TP1
Antes de iniciarmos os relatos e apresentações das atividades dos alunos, conversamos um pouco sobre a norma culta.
Voltamos então ao texto "A norma culta" da seção 1 e fizemos todas as reflexões sugeridas. Esclarecidas as últimas dúvidas, reiterou-se a opinião de todas de que é na língua padrão que se elabora grande parte da produção do conhecimento e das comunicações e que não permitir ao aluno o acesso a essa produção significa limitar suas possibilidades de interagir com o mundo.
Ao professor cabe respeitar a forma popular, mas levar o aluno a perceber a importância da norma culta de linguagem e as situações de comunicação em que ela é imprescindível.
Após essa atividade passamos aos comentários sobre as atividades da TP1 e AAA1.
As professoras relatam que geralmente os alunos gostam de fazer as atividades, interessam-se em fazer, sentem-se importantes por fazerem parte do GESTAR, percebendo-se como as peças principais do programa.
Na terceira parte da oficina trabalhamos com o texto "A senhora", de Carlos Drummond de Andrade. Analisadas todas as questões, sem dificuldades. Uma das observações é que o texto consta no livro didático e já é conhecido pelas professoras. A linguagem, a crítica ao apelo da propaganda foram discutidas amplamente no encontro.
Na oportunidade, analisamos outro texto que aborda a questão do consumismo: "Eu, etiqueta", também do Carlos Drummond de Andrade.
Indagadas se trabalhariam o texto "A senhora" com os alunos, a resposta foi sim, ou melhor, "já trabalhamos".
É sempre uma alegria trabalhar com textos do Drummond, sejam quais forem os gêneros, tal a riqueza e a variedade de assuntos e personagens.
Oficina 2 - TP 1Depois dos relatos e apresentação de atividades dos alunos, nesta parte da oficina as professoras apresentaram um plano de leitura e de produção escrita do texto abaixo:
A língua
Um senhor de muitas posses e pouca sabedoria chamou seu servo mais velho, homem de poucas posses e muita sabedoria, e ordenou-lhe que fosse ao açougue e lhe trouxesse o melhor bocado de carne que encontrasse. O servo foi, e voltou trazendo uma língua, com a qual foi preparado um fino jantar.
Alguns dias depois, o senhor ordenou a seu servo que fosse novamente ao açougue e lhe trouxesse o bocado de carne mais ordinário que encontrasse, para alimentar os cães. O servo foi, e voltou trazendo uma língua. O senhor, que era um homem de muitas posses e pouca sabedoria, enfureceu-se:
– Mas, então, para qualquer recomendação que dou me trazes sempre uma língua?
O servo, que era um homem de poucas posses e muita sabedoria, respondeu:
– A língua, meu senhor, é o melhor pedaço quando usada com bondade e sabedoria, e de todos o pior, quando usada com arrogância e maledicência.
Língua (Fábula da tradição judaica).
In Fábulas… em Cartão Postal.
Belo Horizonte: Autêntica. s/d.
Planejamento de leitura e produção de texto elaborado pelas professoras cursistas Angélica e Fabiane"A fábula 'A língua nos oferece inúmeras possiblidades de trabalho com os alunos.
Em turmas de 7ºs anos, seria interessante a leitura e a discussão, em pequenos grupos, do tema evidenciado no texto. É fundamental que os alunos percebam que a 'língua' que aparee na fábula é uma metáfora.
A partir daí, pode-se pedir á classe que produza um texto em que o uso da palavra seja determinante para o desenvolvimento da história. os alunos também podem criar fábulas. Normalmente, eles adoram... Principalmente quando se trata de fábulas 'modernas'".
professora cursista FabianeDuração: 3 aulas
Objetivos
• Melhorar o relacionamento entre os colegas;
• Interpretar e refletir;
Metodologia
• Fazer uma abordagem indireta com a turma sobre os comportamentos negativos na sala de aula;
• Direcionar a conversa para a questão da fofoca;
• Apresentar aos alunos o texto “A língua” (fábula da tradição judaica);
• Fazer com a turma a interpretação oral do texto, levando os alunos a refletirem para responder às seguintes
questões:
a) Por que o rei ordenou ao homem de sabedoria para ir ao açougue?
b) No texto foi sugerido que o rei tinha muitas posses e poucas sabedoria e o servo tinha poucas posses e muita sabedoria?
c) Por que o servo buscou uma língua para fazer para fazer o melhor prato?
d) Por que ele buscou também uma língua para alimentar cães?
e) Onde está a sabedoria do homem de poucas posses?
f) Crie uma nova moral para a fábula.
g) O que essa fábula tem a ver com a nossa sala de aula?
h) Se cada um cuidar de suas palavras e usá-las de forma sábia e na hora certa, o relacionamento pode melhorar?
i) identifique no texto os discursos diretos.
* Propor a leitura dramatizada do texto
* Produção de texto
Pedir aos alunos que, depois da reflexão, produzam um texto partindo da última fala “A língua, meu senhor, é o melhor pedaço quando usada com bondade e sabedoria, e de todos o pior, quando usada com arrogância e maledicência.", colocando-a como epígrafe.
As professores consideraram as atividades da TP1 mais fáceis do que as da última(TP6).
Encerramos nosso encontro comentando brevemente o assunto da próxima TP.
Oi,Cida!
ResponderExcluirParabéns, pelo seu trabalho!
Seu blog está riquíssimo e reflete a grandeza da atuação da sua equipe.
Você disse que tem saudade de Felixlândia.Que tal fazermos um intercâmbio também? Pense no assunto.Nós temos muito o que aprender com vocês.
Beijão!