sábado, 7 de novembro de 2009

Importantes poetas da minha vida

Em minha última postagem homenageei o grande Carlos Drummond de Andrade, um dos maiores poetas da literatura brasileira. Dediquei minhas palavras iniciais  ao "Velho Poeta", que era a alcunha pela qual era conhecido, principalmente,  no meio literário.
Pois hoje peço licença ao "Velho Poeta" para fazer um tributo ao "jovem poeta", ou melhor, aos jovens poetas que atualmente povoam minha cabeça de sonhos.
Creio que Drummond sorriria feliz se  lhe fossem apresentados esses poetas de quem falo. Como tantos outros, muitas vezes eles desacreditaram na própria capacidade, ficaram inseguros, mas a emoção de poeta soou mais forte e suas palavras romperam barreiras e preconceitos e pousaram no papel. Algumas palavras saíram estrondosas, barulhentas, inquietas, querendo ser gritadas. Outras, leves, recatadas, ainda receosas, querendo ser pronunciadas bem baixinho.
Pois bem...os novos poetas, conheço-os bem. Não têm nome conhecido, são anônimos na multidão. Porém suas criações, seus poemas são tão especiais, pois foram gestados e nasceram num ambiente em que eu, à espreita, esperava  eles rebentarem e saltarem para o mundo. E como valeu a pena essa espera!
Eu que nem sei fazer poemas, confesso-me uma devoradora desse gênero. Mergulho com eles e com eles voo até onde a imaginação permita e o sentimento guie.
E é assim que eu apresentaria para Drummond esses criadores de sonhos. Em troca do que me oferecem em emoção, só posso dar meu apoio incondicional e meu incentivo, meus aplausos e meus rogos para que não interrompam essa trajetória que a palavra, a alma e o coração traçaram juntos.
A despeito de todo o  pessimismo e generalização que circulam por aí,  de que a juventude não tem sensibilidade, não é capaz de se interessar ou se emocionar por coisas simples, peço aos jovens poetas que simplesmente respondam com poesia. Aos adultos, peço-lhes que deem a chance.
Este texto é dedicado aos meus alunos do 8º e 9º da Escola Municipal Emílio de Vasconcelos Costa, município de Caetanópolis, que me encheram de orgulho e fé no futuro ao criarem poemas tão cheios de sinceridade, tão verdadeiros.
Cida dos Santos.
Vejam as fotos e algumas informações sobre o trabalho na postagem "Recital de Poesias 2009"

2 comentários:

  1. Tu sabes: esta semana uma mãe me falou que um dos meus alunos fala todo dia que vai escrever um livro. Ela ficou encantada com a ideia de o filho ser escritor e veio me agradecer por eu ter plantado essa ideia na cabeça dele. Pode ser que vingue, ou pode ser que não. O importante é ter uma semente plantada no coração. Nosso trabalho, que não foi pouco, mesmo assim é um grãozinho de areia, já está dando resultado. Nossas sementes estão germinando. Isso é poeticamente maravilhoso!

    Parabéns pelo teu excelente trabalho. Abraços apertados da Silvia.

    ResponderExcluir